apordocFBEN
menu

O Arché

O Arché é um laboratório de actividades profissionais, um espaço de desenvolvimento e pensamento criativo, que pretende colocar à disposição ferramenta e momentos de reflexão e formação para a criação de novos projectos cinematográficos, garantindo a sua identidade e qualidade.
Organizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário e tendo lugar no contexto do Nebulae, espaço de indústria do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, o Arché conta com o apoio do Programa Ibermedia, e destina-se a realizadores, produtores e outros profissionais de cinema, bem como críticos e investigadores na área de não-ficção.

São seus objectivos fundamentais

O Arché é composto pelas seguintes actividades

A participação no Arché é exclusiva a realizadores e produtores de países iberoamericanos e Itália com projectos em fase de escrita e desenvolvimento e em fase inicial ou final de montagem.
Em 2020, o Arché terá lugar de 22 de Outubro a 1 de Novembro.

O Arché nasceu em 2015 e desde então tem crescido em número de projectos e actividades, alargou-se à cidade do Porto, em parceria e no contexto do festival Porto/Post/Doc e passou a entregar prémios atribuídos por um júri próprio. Vários filmes saídos do Arché começaram já a circular pelos mais diversos festivais, como This Film is About me, de Alexis Delgado e La Vida en Común, de Ezequiel Yanco, em competição internacional no Visions du Réel 2019; Campo, de Tiago Hespanha, em competição internacional no Cinéma du Réel 2019; Trinta Lumes, de Diana Toucedo, estreado na secção Panorama da Berlinale 2018 ou A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, em estreia na nova secção Encounters da Berlinale em 2020, tendo vencido o prémio Fipresci.