apordocFBEN
menu

Júri e Prémio

JÚRI

Maria do Carmo Piçarra

Maria do Carmo Piçarra é professora na Universidade Autónoma de Lisboa, investigadora no ICNOVA e bolseira (2018-2019) da Fundação Oriente. É doutorada em Ciências da Comunicação, tendo, entre 2013-2018, desenvolvido a investigação de pós-doutoramento Cinema Empire – Portugal, França e Inglaterra, representações do império no cinema. É programadora de cinema, co-fundadora da ANIKI – Revista Portuguesa de Imagem em Movimento e foi vice-presidente do Instituto Português de Cinema, Audiovisual e Multimédia (1998-1999). Entre outras publicações, publicou a obra Salazar vai ao cinema e Azuis ultramarinos. Censura e propaganda no cinema do Estado Novo.

Vanja Munjin Paiva

Investigadora, crítica e programadora de cinema. Socióloga e licenciada em Teoria e Crítica do Cinema pelaa Pontificia Universidad Católica de Chile. Actualmente trabalha como programadora no Festival Internacional de Cinema de Valdivia (FICValdivia), escreve regularmente para o website chileno de crítica cinematográfica El Agente Cine e desenvolve o doutoramento em Estudos Artísticos na Universidade Nova de Lisboa com uma investigação sobre cinema experimental e não-ficção latino-americano com o apoio da CONICYT – BECA CHILE 2019.

Vítor Ribeiro

Programador de cinema na Casa das Artes de Famalicão, com destaque para o Close-up – Observatório de Cinema, desde Maio de 2016, é mestre em Mediação Cultural e Literária, Área de Especialização em Estudos de Cinema e Literatura (Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, 2011-2013) com uma tese sob a forma de Guião Cinematográfico, Em Teu Ventre, que cruza duas obras de Goethe, As Afinidades Electivas e Werther. É programador do Cineclube de Joane e tem escrito regularmente sobre cinema para várias publicações, das quais se destaca o jornal Público e o site à pala de Walsh.

 
PRÉMIO

O Júri Arché irá atribuir o Prémio Companhia das Culturas/ Fundação Pereira Monteiro, uma residência artística a ter lugar em 2021 na Companhia das Culturas, em Castro Marim.